terça-feira, 7 de maio de 2013

SANTOS E CORINTHIANS, 15 FINAIS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS


Mais uma vez, Santos x Corinthians decidem um campeonato. Somente nos últimos 5 anos, isso já aconteceu 15 vezes. O Corinthians decidiu seis campeonatos, conquistou 5 títulos e teve um vice. O Santos esteve em oito finais, das quais conquistou 6 títulos e ficou com dois vices. O Corinthians faturou o Paulista e a Copa do Brasil em 2009, o Brasileiro em 2011, e a Libertadores e o Mundial em 2012. O Santos conquistou o Paulista e a Copa do Brasil em 2010, o Paulista e a Libertadores em 2011, e o Paulista e a Recopa Sulamericana em 2012. Juntos, os dois times ganharam 4 troféus estaduais, 3 nacionais e 4 internacionais, de 2009 para cá. Mais dois vices-estaduais e um vice-mundial.
Santos e Corinthians foram os protagonistas do futebol brasileiro nos últimos anos. Estão na lista dos cinco clubes com maiores receitas do Brasil, que incluem direitos de televisão, marketing, arrecadação com bilheteria e programas de sócios-torcedores. Possuem nos elencos pelo menos 7 jogadores que geralmente são convocados para suas respectivas seleções nacionais: Ralf, Paulinho, Pato e Guerrero (Corinthians), mais Arouca, Neymar e Montillo (Santos).
Para o Santos, um ingrediente extra para a decisão: a possibilidade de conquistar, pela primeira vez na história, o tetracampeonato paulista, já que o time do técnico Muricy Ramalho foi ganhador do torneio em 2010, 2011 e 2012. O quarto título paulista consecutivo seria um feito inédito que nem o genial time de Pelé conseguiu, nos dourados anos 60. Outro dado interessante: Este é o 5º Campeonato Paulista que Neymar disputa como profissional. E a 5ª final seguida. Foi campeão nas últimas 3 edições e vice-campeão justamente na primeira disputa, exatamente diante do próprio Corinthians.
Agora, pela 15ª vez que decidem uma competição desde 2009, é a hora da verdade, a chamada "Melhor de Três". Em 2009, o Corinthians de Ronaldo superou o Santos da então "promessa" Neymar. Dois anos mais tarde, em 2011, foi a vez de Neymar, Ganso e cia. serem bicampeões sobre o Corinthians de Danilo, Liedson e Chicão. Agora, O Corinthians de Sheik e Pato contra o Santos de Neymar e Montillo. Mais um clássico de, no mínimo, respeito.
O Santos não tem jogado como de costume, com seu futebol irreverente, bonito, ofensivo. Porém, o Corinthians também não é o mesmo do final do ano passado. Mas, como já é rotina, estão aí novamente. Para decidir.

2 comentários:

Unknown disse...

Ótimo texto!!
Vai ser uma final e tanto. Experiência do Pato contra o brilho do Neymar? Aposto no SANTOS! \O/
Parabéns!! :D

Alessandro disse...

O Pato também é um jogador jovem, apesar de sua bagagem internacional em tantos anos no Milan. Porém, suas frequentes contusões o atrapalharam por lá. Ele e Neymar, além de jovens, são talentosos, goleadores e brigam para serem titulares na seleção brasileira. Será um bom duelo entre ambos. Obrigado pelos comentários!