terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A BOLA DE OURO MAIS JUSTA DE TODAS


Essa deve ter sido a premiação mais justa da Bola de Ouro, prêmio anual oferecido pela FIFA em conjunto com a famosa revista francesa "France Football". Mais justa pelo gol mais bonito, pelo Rei do Futebol e pelo craque de Portugal.
Sim, os gols de Mátic e Neymar foram belos, porém "normais" perto da obra-prima do craque sueco Zlatan Ibrahimovic, a bicicleta da intermediária na vitória da Suécia sobre a Inglaterra por 4 x 2 (na ocasião, Ibra ainda anotou os outros 3 gols de sua seleção). Um gol antológico do polêmico fanfarrão alto e magro, mas muito bom de bola.
O badalado evento deste ano também reservou um momento de correção histórica: Pelé, o eterno Rei do Futebol, recebeu a Bola de Ouro honorária da FIFA, já que até os anos 90 não existia tal premiação. O maior jogador de todos os tempos ganhou então o único troféu que faltava em sua galeria. Mais justo impossível. Talvez a Bola de Ouro mais justa da história da Bola de Ouro. O Rei até chorou. E depois de chorar, Pelé teve tempo de se recompor para entregar, enfim, a 2ª Bola de Ouro para Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, 28 anos, atacante do Real Madrid e da seleção portuguesa, eleito o melhor jogador do planeta depois de dois anos seguidos na 2ª colocação (seu 1º troféu foi em 2008 quando ele ainda atuava pelo inglês Manchester United). Com isso, a hegemonia do argentino Lionel Messi finalmente foi quebrada depois de 4 anos consecutivos.
E foi certamente uma premiação especial, que também levou o português às lágrimas quando subiu ao palco. Cristiano Ronaldo não conquistou nenhum título com seu time em 2013, o galáctico Real Madrid. Porém, fez 69 gols em 59 jogos, o que lhe confere excelente média de 1,16 gols por partida. Mais do que isso: Ronaldo praticamente foi o responsável por carimbar o passaporte de sua seleção à Copa do Mundo do Brasil de 2014. Foram dele os 3 gols de Portugal na partida decisiva da repescagem contra a Suécia, vitória por 3 x 2, fora de casa, pelas Eliminatórias Européias, em jogo tenso que também marcou uma disputa pessoal com Ibrahimovic.
Cristiano Ronaldo superou Messi e o francês Frank Ribéry, o 3º colocado na Bola de Ouro, que ganhou 5 títulos em 2013 com seu poderoso Bayern de Munique. E esse é o encanto do futebol, nos mostrar que certos grandes jogadores têm atuações mais emblemáticas numa temporada do que títulos conquistados. E assim foi para Cristiano Ronaldo em 2013. O gajo sobrou em campo e fez gols, especialmente os gols mais importantes, os gols que tinham de ser feitos. Correu, driblou, pedalou, enfim, estrelou uma constelação de glamour, fama e dinheiro conhecida como Real Madrid.
Entre tantas partidas memoráveis pelo clube espanhol, Ronaldo liderou a heróica classificação de uma seleção sem tanto brilho, que basicamente depende de seus pés. Fez o que se esperava dele. E uma nação inteira o agradeceu por suas façanhas. Comemorou dentro de campo com sorrisos e fora de campo com lágrimas. Porque sabe que foi uma temporada mais do que especial. Não levantou troféus, mas foi premiado por ter feito arte em forma de futebol. E chorou como aquela criança que corria atrás da bola nos campos da Ilha da Madeira, quando certamente, longe dos holofotes e do glamour, era ainda mais craque e mais autêntico.

Nenhum comentário: