quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O QUE ACONTECEU EM JUNHO E JULHO DE 2014?


JUNHO

• A seleção brasileira vence a Croácia por 3 x 1 no Itaquerão e dá início à Copa do Mundo, 64 anos depois disputada novamente no Brasil. A estréia é tensa e com direito a gol contra, de bico, pênalti duvidoso e vaias para a presidente Dilma Roussef.
• Em uma semana de Copa, o torneio registra 55 gols, média de 3,05 por jogo, a maior de todas as edições. Arenas lotadas: média de quase 50 mil espectadores por partida. E duas goleadas surpreendentes: Holanda 5 x 1 Espanha e Alemanha 4 x 0 Portugal.
• Durante a partida Uruguai 1 x 0 Itália, que valeu vaga para as oitavas-de-final, o atacante Luiz Suárez morde o ombro do zagueiro italiano Giorgio Chiellini. O árbitro não vê e sequer marca falta. Porém, baseada em imagens de TV, a FIFA suspende o craque uruguaio por 9 jogos e 4 meses, o que o tira do torneio. Nas oitavas, a Colômbia elimina o Uruguai no Maracanã e milhares de torcedores uruguaios usam a máscara de Luizito nas arquibancadas.
• Angustiante, sofrido, dramático. Assim foi o jogo contra o Chile que classificou o Brasil para as quartas-de-final da Copa. Após empate em 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação, a decisão da vaga vai para a disputa por pênaltis, vencida pelos brasileiros por 3 x 2. Aos prantos, jogadores como Julio Cesar, David Luiz e Thiago Silva desabam no gramado do Mineirão, mostrando o descontrole emocional do time de Felipão.


JULHO


• Em mais um jogo nervoso, o Brasil vence a Colômbia por 2 x 1 no Castelão, pelas quartas-de-final da Copa. Por volta de uma hora e trinta minutos após o fim da partida, o médico Rodrigo Lasmar concede entrevista para anunciar que Neymar, 22 anos, sofreu lesão na terceira vértebra da região lombar e que estava fora do Mundial, vítima de uma entrada maldosa do zagueiro colombiano Zuñiga, aos 40 minutos do 2º tempo. Uma joelhada desleal por trás, nas costas.
• Nas semifinais e sem Neymar, o Brasil é goleado por 7 x 1 pela Alemanha no Mineirão e sofre o maior vexame de sua história. Apática em campo, a seleção de Felipão entra na roda e vê o time alemão jogar sem nenhuma dificuldade aos gritos de "olé" das arquibancadas. Uma mistura de frustração, revolta e vergonha toma conta dos brasileiros.
• Abatida e sem poder de reação, a seleção brasileira novamente é envolvida dentro de campo e perde para a Holanda por 3 x 0 no estádio Mané Garrincha. Fica em quarto lugar em sua mais decepcionante Copa do Mundo. E dentro de casa.
• Com gol histórico de Mario Götze, 22 anos, aos 8 minutos do 2º tempo da prorrogação, a Alemanha vence a Argentina por 1 x 0 e é tetra-campeã mundial de futebol. Num domingo de sol e Maracanã lotado, a forte Argentina de Lionel Messi fez uma grande decisão, mas perdeu a Copa diante de uma seleção melhor coletivamente e bem mais preparada, para delírio da torcida brasileira presente ao estádio. Foi a primeira vez que uma seleção européia conquista uma Copa do Mundo no continente americano.
• Ao dispensar a comissão técnica “fracassada” na Copa, a CBF resolve chamar novamente Dunga para ser o novo técnico da seleção brasileira. O ex-goleiro Gilmar Rinaldi passa a ocupar o posto de coordenador-técnico no lugar de Parreira.

Nenhum comentário: