segunda-feira, 11 de junho de 2012

POR QUE O CORINTHIANS ESTÁ NA ZONA DE REBAIXAMENTO

O Corinthians foi campeão brasileiro de 2011. Por quê? Graças a um começo arrebatador, fulminante, onde a equipe do técnico Tite conquistou (se não me engano) 7 vitórias nas 10 primeiras rodadas. Isso rendeu ao time a manutenção da liderança por quase todo o torneio, da primeira à 38ª rodada, deu tranquilidade mesmo após alguns tropeços e contribuiu bastante para o título nacional. Mas o Tite tinha um supertime nas mãos? Não. Tinha um time de mediano para bom, sem valores individuais expressivos, porém com futebol consistente e muito obediente taticamente. Mas havia também um outro fator considerável a favor dos corintianos. O time estava disputando única e exclusivamente o Campeonato Brasileiro. Como havia sido eliminado pelo Tolima-COL na Pré-Libertadores, e depois do fim do Paulistão (acabou sendo vice-campeão), o Corinthians não tinha mais nenhuma competição para disputar, nem Copa do Brasil e nem Libertadores. Sobrou apenas o Brasileirão, ao contrário dos outros grandes clubes candidatos ao título, que disputavam esses torneios em paralelo, utilizando times reservas no Brasileirão. Focado em apenas um torneio, o Corinthians acelerou e conseguiu arrancar na frente de todos os outros potenciais concorrentes.
Neste ano de 2012 está acontecendo exatamente o oposto do ano passado. Focado e obcecado pela conquista da Copa Libertadores, onde disputa as semifinais contra o Santos, o Corinthians ocupa a lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas um único ponto após 4 rodadas disputadas. Foram 3 derrotas e 1 empate, com saldo de 4 gols negativos. O técnico Tite tem usado times reservas ou mistos. E o resultado é esse mesmo e nem poderia ser diferente. É o preço que se paga por disputar três torneios simultaneamente (Paulistão, Libertadores e Brasileirão). O Corinthians está passando por aquilo que o Santos, por exemplo, passou em 2011. Quando o time voltou da ressaca da conquista do tricampeonato da Copa Libertadores, já estava tarde demais e não teve mais como chegar nas primeiras posições do Brasileirão.
Mas pior será uma eventual eliminação na Copa Libertadores, em plena semifinal. Se isso ocorrer, o Corinthians perdeu o Paulistão, perdeu a Libertadores e estaria em último lugar no Brasileirão. Ou seja, um semestre inteiro perdido.
É por ter um time médio, de altos e baixos, que o Corinthians está na zona de rebaixamento dessa vez. Com méritos. E se sair da Libertadores, até o treinador também sai. E com os mesmos méritos de 2011.

Nenhum comentário: