terça-feira, 21 de julho de 2015

O PALMEIRAS QUE CANTA E VIBRA


Como já havia acontecido em outras tardes de domingo, o Palmeiras venceu mais um clássico pelo Campeonato Brasileiro. Primeiro surpreendeu o Corinthians por 2 x 0, em pleno Itaquerão. Depois goleou o São Paulo por 4 x 0 com direito a olé. Agora mais uma vitória, dessa vez por 1 x 0, sobre o Santos. E um detalhe importante: sem levar nenhum gol dos rivais.
Parecia que, dos três, o clássico diante do Santos seria talvez o mais "fácil". O Palmeiras, em grande momento, vinha de uma sequência de cinco vitórias em seis jogos no torneio. A equipe agora treinada pelo competente Marcelo Oliveira está inspirada, aguerrida, confiante e mostrando um futebol coletivo muito bem organizado taticamente. Já o Santos está cambaleante, numa situação bastante incômoda e que se arrasta rodada após rodada na parte de baixo da tabela. Mesmo depois da vitória por 3 x 0 sobre o esforçado Figueirense no jogo de estréia do novo técnico Dorival Junior, até o mais otimista dos santistas sabia que seria complicado enfrentar o embalado Palmeiras na casa deles.
E talvez tenha sido o Allianz Parque lotado com mais de 38 mil palmeirenses que venceu o jogo. Sim, porque dentro de campo, a partida não foi tão simples assim. O time do Santos, visivelmente mais bem treinado e mais aplicado, vendeu caro a derrota, um placar apertado de 1 x 0, fruto de outra desatenção da zaga e de mais um lance de oportunismo do centroavante Leandro Pereira, ex-Leandro Banana.
As propostas de jogo eram diferentes. O Santos, mais ofensivo, buscava prender a bola na frente para não dar chances ao perigoso contra-ataque do time do Palmeiras. No primeiro tempo, o time de Dorival Junior, mesmo perdendo por 1 x 0, chegou a ter 70% de posse de bola. Porém, é difícil converter posse de bola em gols quando se tem a bola mas não se sabe bem o que fazer com ela. O atacante Ricardo Oliveira, quase isolado na área, não tem fôlego para correr os 90 minutos, enquanto que Lucas Lima, o homem da criação, caiu demais de produção. O Palmeiras, com a boa estréia de Lucas Barrios e sem nenhuma saudade de Jorge Valdívia, marcava muito bem e foi justamente numa roubada de bola que fez o único gol que lhe rendeu mais 3 pontos. Não foi aquele Palmeiras que surpreendeu o Corinthians fora de casa ou o que humilhou o São Paulo por 4 x 0. Mas o time de Marcelo Oliveira, apesar de pressionado, soube o tempo todo controlar o jogo a seu favor e com a vitória se aproximou mais do G4. O Santos, por sua vez, se mantém no meio da confusão.
Ao santista, fica a esperança de que o time, agora com outra postura, tem tudo para sair da zona da degola. Contra o Palmeiras voltou a jogar bem, até merecia o empate, embora tenha mostrado defeitos que novamente foram decisivos para o revés.
Ao palmeirense, fica a certeza de que em 2015 não terá sustos e de que seu time permanecerá na primeira página da tabela, brigando até quem sabe por algo mais digno no topo. E assim como aconteceu no clássico diante do Santos, o palmeirense agora também sabe que, dentro de casa, sua voz faz parte do coro que empurra o time para as vitórias, diferentemente de anos anteriores.


Nenhum comentário: