sexta-feira, 25 de março de 2016

ENCONTRO MARCADO ─ DESTINO: EUROCOPA. VEM COMIGO?

*por Priscila Ruiz

Olá amores, tudo bem com vocês?

O meu convite para hoje é que façamos uma viagem juntos pela Europa. Além da minha companhia, evidentemente teremos muito futebol. Bora?

O pensador François de La Rochefoucauld há mais de 300 anos afirmou que "tudo acontece na França”. O país faz fronteira com sete países e congregou filosofias, culturas e movimentos artísticos.
Além de ser lindo de tirar o fôlego, sediou uma Copa do Mundo, na qual sagrou a sua seleção campeã (eu estava lá!) e nesse ano receberá a 15ª edição do Campeonato Europeu de seleções masculinas de futebol organizado pela UEFA, a Eurocopa.
Visto que o slogan dessa edição será "Le Rendez-Vous", anotem em suas agendas: já temos um encontro marcado, pois o nosso AL MANAK FC não poderia ficar de fora dessa. Vamos acompanhar tudo o que de melhor acontecer nesse que é um campeonato com sabor de Copa do Mundo.


Os jogos da Euro terão início a partir de 10 de junho, mas para esquentar os motores teremos a partir de hoje amistosos de respeito entre seleções badaladas. Se eu fosse você, não perderia por nada. A seguir, dicas de lugares, opiniões sobre as seleções e informações sobre as partidas.
Que a Espanha tem mil atrações, isso é verdade, mas para uma formiga como eu, a Casa Mira, confeitaria madrilenha é uma festa para os sentidos.
Por falar em festa, Sergi Roberto tem motivos para comemorar, pois Vicente Del Bosque lembrou do curinga barcelonista que será uma ótima opção no banco. Outro que tem motivos de sobra para celebrar é Aduriz, do Athletic Bilbao. O atacante de 35 anos faz uma baita temporada pelo time basco e conta com a simpatia do técnico e ex-jogador do Real Madrid.
A Fúria jogará contra Itália e Romênia e logo de cara vem com a polêmica ausência de Diego Costa. A convocação do jogador ainda não se dá como confirmada, supostamente por questões físicas. Entretanto, a verdade é que o fraco desempenho e o gênio forte do ‘brasileiro” dividem a opinião da imprensa espanhola.
Para os amistosos, sentiremos falta do cerebral Iniesta que será poupado, mas certamente o veremos em campo, quando for pra valer.


Já a França, abriga um dos meus lugares favoritos nesse mundo e vale mais do que nunca uma visita, que é a comunidade de Giverny, mais ou menos a uma hora de Paris, onde ficam a casa e os jardins do pintor impressionista Monet.
Se é para impressionar, o volante Kanté, um dos símbolos da incrível temporada do Leicester, foi muito bem lembrado por Didier Deschamps e terá oportunidade de integrar a seleção francesa.
Jogando contra Holanda e Rússia, os Bleus não contarão com Benzema e Valbuena ainda devido à questão judicial que os envolve. Assim como Franck Ribéry não figura na lista e que embora tenha deixado a seleção em 2014, admite uma possível volta. Eu não apostaria na convocação dele, pois Deschamps não demonstra assim tão boa vontade em relação a isso.
Vamos ficar de olho em Dimitri Payet, apesar da grave lesão que o tirou de combate por dois meses, o meia está à disposição para apoiar o time, especialmente com a sua extrema habilidade em bater faltas.


Se você, assim como eu, adorar cerveja e tiver oportunidade, não passe a vida sem conhecer a Oktoberfest de Munique. As tendas das cervejarias Hofbräuhaus e Paulaner reservam ótimas experiências apenas para os fortes...rs.
E se o assunto é força, a toda poderosa Alemanha vai a campo com Thomas Müller tinindo depois da grande atuação na classificação heroica do Bayern frente à Juventus pela Champions League. Já não se pode falar o mesmo de Schweinsteiger e Mario Götze que embora estejam na lista, não fazem boas temporadas e estão voltando de lesões. A situação de Schweinsteiger é ainda pior, pois voltou a sentir e a ameaça de não jogar a Euro é iminente.
Boateng e Gundogan lesionados são grandes desfalques e Max Kruse convocado inicialmente foi cortado por Joachim Löw por conta de indisciplina. Obviamente, não fará falta nenhuma ao time que segue como um dos favoritos.


Eu ainda não conheço a Inglaterra como se deve, pois tive apenas uma passagem relâmpago a trabalho por Londres, mas se ali em cima o assunto foi etílico, não podemos deixar de falar da Real Ale, a bela cerveja britânica. Londres tem mais de 4 mil pubs e alguns deles conservam o hábito super tradicional de tocar o sino anunciando o seu fechamento. Felizmente, não todos. God save the Queen!
Será que o Drinkwater bebe cerveja? Piada velha...Hahaha... Brincadeiras à parte, o meio campo do Leicester é outro agraciado com a primeira convocação e estará na mira de Roy Hodgson e na minha também.
Rooney, Hart, Wilshere e Sterling seguem fora por lesão e estão na corrida contra o tempo para estarem prontos para a Euro.


Prontos há muito tempo estão os monumentos de Roma. E cada um deles vale a visita ainda que seja de madrugada para se ter o prazer de subir o morro Aventino e acompanhar o nascer do sol no Parco Sevello.
Se falamos em monumentos, não podemos esquecer de Pirlo e De Rossi. Pois é, nós não esquecemos, mas Antonio Conte, sim, e aparentemente não faz mais questão deles em seu plantel.
Jorginho, Thiago Motta e Éder são os ítalo-brasileiros que farão parte da seleção. Chiellini, Barzagli e Marchisio da Juve estão fora por lesão. E El Shaarawy tentará repetir as boas atuações que levaram à Roma às oito vitórias consecutivas.
A Itália jogará os amistosos contra Espanha e Alemanha. Ou seja, mais do que o peso da camisa, a Squadra Azzurra precisará também da ajuda dos deuses romanos.

Ainda tem Portugal, Bélgica e outras seleções interessantes para conhecermos. Mas, isso fica para outro dia, afinal essa nossa viagem será longa!
▼ Calendário de jogos: 

Quinta, 24/3 - Itália x Espanha (16h40, ESPN Brasil)
Sexta, 25/3 - Holanda x França (16h40, ESPN Brasil)
Sábado, 26/3 - Alemanha x Inglaterra (16h40, ESPN Brasil)
Domingo, 27/3 - Romênia x Espanha (15h40, ESPN Brasil)
Terça, 29/3 - Alemanha x Itália (15h40, ESPN Brasil)
Terça, 29/3 - França x Rússia
Terça, 29/3 - Inglaterra x Holanda (15h55, ESPN)

Um beijão e até a próxima...


* Priscila Ruiz é executiva, taurina sem meio termo e apaixonada por futebol. Possui o gosto doce do romantismo e o ácido de mulher ousada, sem jamais descer do salto. Uma indefinível lady catalã que respira e sente o esporte bretão. Para ela, "la vida es aquello que sucede cuando no hay fútbol".

Nenhum comentário: