domingo, 21 de junho de 2015

SANTISTAS, CORINTIANOS E UMA ILUSÃO ATREVIDA?


Após oito rodadas do Campeonato Brasileiro, o que há em comum entre santistas e corintianos? Uma ilusão atrevida. Sim, a vitória do Santos de Marcelo Fernandes no clássico pode ser uma "ilusão atrevida" tal qual foi o início de temporada do Corinthians de Tite.
Um clássico bastante disputado na Vila Belmiro, pobre tecnicamente e com excesso de passes errados. Mas o resultado final foi justo pelo que fez o Santos no 1º tempo. Tocando a bola em velocidade, sufocando o Corinthians e criando (desperdiçando) as chances mais claras de gol. O atacante Ricardo Oliveira foi premiado com a artilharia do campeonato até aqui após marcar um belo e decisivo gol, quase sem ângulo, um chute forte e rasteiro em cima do goleiro corintiano Cássio que aceitou. No 2º tempo, o Corinthians até equilibrou a partida e acertou duas bolas na trave, mais por falhas da defesa santista que por méritos do ataque corintiano. Vágner Love, por exemplo, o novo camisa 9 que vai substituir o peruano Paolo Guerrero, sequer fez uma única finalização durante os 90 minutos.
O Corinthians tocava a bola de um lado para o outro, sem exatamente saber o que fazer com ela, pouco incomodando o goleiro santista Vladimir. Sem a criatividade de Lucas Lima e Robinho, o Santos jogou sob a batuta do veterano Ricardo Oliveira que fez gol, correu, ajudou na marcação e depois cansou no final, principalmente quando foram expulsos um jogador de cada lado. Geuvânio estava pouco inspirado e Gabriel novamente foi substituído por jogar mal. O volante Lucas Otávio se destacou e fez boa partida, muito eficiente nos desarmes e saindo bem para o jogo. O técnico Tite (pasmem) até ousou no final ao sacar o zagueiro Edu Dracena e colocar o carrasco atacante Danilo, que normalmente faz gols contra o time da Vila. Mas parece que, assim como Dracena, Danilo também é mais um que já passou do ponto.
Dessa vez com o agitado Serginho Chulapa na beira do campo, o time do Santos soube preservar o placar e a vitória por 1 x 0, não entrando em colapso nos minutos finais e não cedendo mais um empate dentro de casa. Como vencer o Corinthians é palavra de ordem na Vila Belmiro, o resultado dará mais tempo de sobrevida ao auxiliar Marcelo Fernandes, embora o Santos ainda continue na zona de confusão da tabela.
O clássico mostrou que os dois times são limitados, ainda assim capazes de competir com qualquer outro do campeonato. A diferença é que o Santos sabe de suas possibilidades, principalmente sem um atacante como Robinho, sem um meia como Lucas Lima e ainda sem treinador. Já o Corinthians é um time desajustado em campo e com sérios problemas fora dele, um time que se perdeu e parece não saber mais até onde pode chegar, com jogadores importantes pulando para fora do barco quase a deriva. Com a bola rolando, é hoje um time normal e previsível.
Santistas e corintianos estão desconfiados. Que não seja uma ilusão atrevida.

Nenhum comentário: