quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DEDO DO LUXEMBURGO

O Flamengo está mostrando atualmente o melhor futebol do Campeonato Brasileiro, com ótimas atuações de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. O craque dentuço tem feito apresentações convincentes e decidido jogos para o time rubro-negro. Mas quem está sendo decisivo de fato para essa próspera fase do Flamengo é o técnico Vanderlei Luxemburgo. Depois de anos amargando resultados negativos nos clubes em que passou, o treinador foi campeão carioca neste ano com o Flamengo e parece estar no caminho certo do Brasileirão. Luxemburgo também está lutando para que o time de maior torcida do Brasil tenha um CT de verdade, digno às tradições do clube. E foi Luxemburgo que fez a estrela de Ronaldinho voltar a brilhar. Foi o treinador que, de propósito, substituiu o craque durante uma partida e fez com que a enorme maioria dos torcedores vaiasse Ronaldinho. O jogador saiu de campo desorientado, sob vaias e xingamentos, numa fase realmente ruim do atacante. Ele estava sendo acusado por torcedores de frequentar demais a boêmia noite carioca e de estar relaxado nos jogos, sem brilho e sem vontade. Pois foi a partir daí que o camisa 10 se reencontrou com seu futebol, voltando a jogar bem e a desequilibrar os confrontos para o Flamengo, caindo novamente nos braços da torcida. Aquela substituição mexeu com seu brio, com seu orgulho que ficou ferido, com seu ego, afinal, um ex-melhor jogador do mundo jamais pode ser vaiado por seus súditos. Mas a estratégia de Luxemburgo deu certo, devolveu ao craque o seu futebol. Está certo que o Santos também contribuiu bastante para essa recuperação de Ronaldinho, pois depois do histórico jogo realizado na Vila Belmiro, quando o Flamengo venceu de virada por 5 x 4, Ronaldinho tornou-se o centro das atenções do Brasileirão. Além de exibições primorosas, é o artilheiro do torneio. Mas o culpado de toda essa grande fase do Flamengo é Vanderlei Luxemburgo. Ninguém obtém bons resultados por acaso. Luxemburgo ainda é para mim um dos maiores técnicos de futebol do mundo.

2 comentários:

Victor disse...

Realmente o trabalho do "pôfexo" a frente do Mengão é muito bom, ele voltou a se dedicar como deveria ao futebol, e assim como um craque como o Ronaldinho que quando quer, destrói qualquer sistema defensivo, um grande técnico como ele monta grandes equipes. Pelo que fiquei sabendo ele (Luxa)estava se perdendo na jogatina. Espero que continue assim ... Mengão rumo ao Hepta!!!

Alessandro disse...

O Ronaldinho é craque, jamais vai perder a técnica, e mesmo numa fase ruim sempre vai fazer uma ou duas jogadas de efeito numa partida. O que o Luxemburgo fez foi devolver a ele a estrela de jogador que desequilibra, que deixa os atacantes três, quatro vezes na cara do gol, que faz aquilo que ninguém espera numa fração de segundos e num curto espaço do campo, que é aquilo que o verdadeiro craque sempre faz. Luxemburgo está entre os Tops do futebol, sabe como poucos armar e principalmente motivar uma equipe.