sábado, 3 de setembro de 2011

DANÇA DOS TÉCNICOS

Renato Gaúcho e Joel Santana deixaram seus clubes, Atlético-PR e Cruzeiro respectivamente.
Renato havia deixado seu clube de coração, o Grêmio, e logo foi admitido pelo time paranaense, na tentativa de livrá-lo da incômoda zona de descenso, que na minha opinião não é lugar para o Atlético (esse do Paraná, o outro de Minas Gerais sim). O Atlético-PR possui uma ótima estrutura e é time de 1ª divisão, tem condições para se manter na elite do futebol nacional. E por quê Renato havia deixado antes o Grêmio? Pelos resultados ruins.
Joel Santana havia deixado o Botafogo. Foi para um time de ponta, o melhor time de Minas Gerais há bastante tempo, o Cruzeiro. Não conseguiu convencer com seu jeito "paizão" de ser e trabalhar. Foi dispensado e, pelo que parece, estaria prestes a assumir o Bahia (ou "Bahêa", como queiram).
Eu acredito que o Joel Santana pode ter uma passagem bem melhor pelo Bahia, substituindo seu antecessor Renê Simões. E também acredito que Renato Gaúcho pode ter vida melhor em algum time carioca, como já aconteceu no passado e como ele próprio declarou ao deixar o Atlético-PR, "que estava com saudade do Rio e de seus amigos".
Por quê? Porque a pressão e as cobranças são menores. E os resultados "precisam" ser vitoriosos e imediatos. O futebol atual é imediatista. Patrocinadores, televisão, dirigentes, torcedores querem mais do melhor, querem títulos expressivos, e isso claro atrapalha o trabalho de longo prazo de que os treinadores tanto reivindicam.
Vejam o exemplo do técnico Tite: apesar da liderança do Corinthians após 20 rodadas do Brasileirão, seu trabalho sempre está sendo colocado em discussão, até pelos próprios corintianos. Muricy Ramalho foi campeão paulista e da Copa Libertadores neste ano pelo Santos, mas há pessoas que já começam a reclamar de seu trabalho no comando da equipe pelo mau desempenho no Brasileirão. Felipão não tem um ambiente favorável no Palmeiras há muito tempo. E Adilson Batista teve passagens rápidas por Corinthians e Santos por não obter bons resultados e já está sendo bastante questionado no comando do São Paulo, também por falta de resultados positivos. De um ano para cá, o técnico Adilson Batista já passou por 4 clubes expressivos: Corinthians, Santos, Atlético-PR e agora São Paulo. E foi questionado e dispensado em todos os times anteriores.
Parece que o futebol moderno está querendo descobrir a fórmula mágica do técnico perfeito. E como essa fórmula não existe, porque o futebol é muito mais emoção do que razão (ainda bem!), daqui a pouco os times serão dirigidos por computadores.

Um comentário:

gordinho disse...

Renato Gaucho deixou o Gremio porque ele enjoou de ficar lá.:-]