quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CENI É 1000

Idolatrado pelos são-paulinos, contestado por outros, mas respeitado por todos.
Essa frase traduz oque significa o milésimo jogo do goleiro Rogério Ceni pelo São Paulo FC, que acontece hoje diante do Atlético-MG. Desde que estreou pelo time do Morumbi, em 1997, lá se foram 999 partidas disputadas, 103 gols marcados e uma infinidade de bolas defendidas. Talvez a defesa mais importante deve ter sido aquela da final do Mundial de Clubes de 2005, numa falta batida pelo Liverpool-ING no fim da decisão, que Ceni defendeu e garantiu o 3º título mundial para o São Paulo. O gol mais importante provavelmente deve ter sido o centésimo, feito numa cobrança de falta justamente diante do rival Corinthians, pelo Paulistão 2011.
Rogério Ceni está no Morumbi há 21 anos. Somente 2 jogadores no futebol brasileiro superam essa marca do goleiro-artilheiro: Roberto Dinamite e Pelé. Dinamite jogou 1108 partidas pelo Vasco e Pelé fez 1116 jogos pelo Santos, entre 1956 e 1974.
Para mim, Rogério Ceni é um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro e mundial e, com certeza, o maior ídolo do São Paulo. É um grande profissional e seus 103 gols não aconteceram por acaso, mas sim à base de bastante treinamento. É um cara inteligente e sabe se expressar muito bem, o que lhe confere um futuro garantido dentro do futebol mesmo depois de encerrar a carreira, seja como técnico, como dirigente ou como comentarista. Rogério é o único goleiro que eu já vi atuar com enorme capacidade de sair jogando com os pés, tem bastante calma e tranquilidade para dominar, pensar e sair jogando nos recuos de bola, o quê com certeza dá total segurança aos seus companheiros de time.
Apenas uma coisa faltou em sua vitoriosa carreira: mais partidas vestindo a camisa da seleção brasileira. No pentacampeonato de 2002 na Copa da Ásia, o goleiro fazia parte do elenco convocado por Felipão. Mas foi chamado raríssimas vezes depois disso por outros treinadores, o quê para mim foi e continua sendo uma grande injustiça.
Segundo o próprio goleiro, que tem 39 anos, seu pensamento é encerrar a carreira após mais um título da Copa Libertadores. Só que neste caso, isso não depende somente de sua competência e seu trabalho. E hoje essa possibilidade está um pouco distante de acontecer.

Nenhum comentário: