sábado, 3 de setembro de 2011

INGREDIENTES BÁSICOS

Há muitos anos atrás, talvez uns 10 ou 15 anos, ouvi uma frase de um treinador de futebol, desconhecido e que dirigia um time da 3ª divisão do futebol paulista, que me chamou bastante a atenção e que se tornou uma espécie de referência para mim. Ele disse após uma vitória de sua equipe que "todo time de futebol precisa de 3 ingredientes básicos: um bom goleiro, um bom batedor de bolas paradas e um bom treinador". Concordo com ele. Um bom goleiro para levar menos gols do que o time pode fazer, com isso a chance de derrota fica menor; um bom batedor de bolas paradas, para que as bolas dos escanteios pelo menos cheguem centralizadas e com altura dentro da área, para que a chance de um gol de falta seja maior e para que os pênaltis sejam convertidos; e um bom treinador, no sentido de extrair o potencial de sua equipe, de colocar as peças em seus devidos lugares, de rearranjar o time após sofrer um gol, de ver e compreender um jogo e, principalmente, de motivar seu time, fazer o time oferecer o melhor a seus torcedores.
Agora uma questão: O Palmeiras possui tudo isso. Um bom goleiro, um bom batedor de bolas paradas e um treinador reconhecido internacionalmente. Então por quê as coisas não tem dado certo com pelo menos os 3 ingredientes básicos citados acima?

11 comentários:

João Paulo disse...

Simples: porque isso não tem nada a ver. Nesse caso as palavras "time" e "equipe" perdem todo o seu significado...

Alessandro disse...

Eu já vi "time" e "equipe" fantásticas no papel não ganharem nada, como a seleção brasileira de 2006. Futebol não é e nunca será uma ciência exata, e todas as formas de se conquistar alguma coisa são válidas.

João Paulo disse...

E a seleção que deu vexame na copa américa deste ano? Tinha um ótimo goleiro (considerado o melhor do mundo), um bom batedor de faltas (Elano, campeão da libertadores pelo Santos, que até hoje estão procurando aquela bola que ele mandou pro espaço na hora de bater o penalty) e um técnico muito reconhecido aqui no Brasil.
Qual a desculpa para aquela merda toda? Entrosamento. Entrosamento entre os três? Não, do time todo.
No caso do Palmeiras, o problema já é outro: política. Isso, infelizmente, é o câncer do palmeiras.

Alessandro disse...

Julio Cesar é o melhor goleiro do mundo? Não, de forma alguma, bem longe disso, deveria ter sido excluído da seleção desde a falha na última Copa do Mundo e pela outra falha na última Copa América, seu ciclo na seleção já se encerrou faz tempo. Elano é bom de bolas paradas? Você sabia que o último gol de falta do Elano foi feito há 5 meses atrás, na vitória do Santos sobre o Colo Colo-CHI por 3 x 2, na Vila Belmiro, dia 6 de abril? Pois é. Elano perdeu aquele pênalti bisonho na Copa América e depois também perdeu aquele pênalti no jogo Santos 4 x 5 Flamengo, onde ele tentou a cavadinha e falhou, sendo que essa falha foi determinante para a derrota santista naquela partida. E o Mano Menezes é um bom treinador? Está na corda bamba e arranjaram um amistoso contra Gana para ver se o Brasil consegue vencer uma partida. Reflita

Alessandro disse...

O Marcos Assunção é muito melhor nas bolas paradas do que o Elano. Não só na cobrança de faltas, mas nos escanteios também. Fato.

Alessandro disse...

Você acha que se cair uma chuva de Xuxa cai pelé no colo do Arnaldo Tirone? rsrs

João Paulo disse...

Concordo em relação ao Julio Cesar, Elano e Mano, porém, isso é o que a imprensa fala até hoje.
Discordo da sua opinião dos "3 elementos" básicos. Dinheiro não é um elemento básico? Torcida? Um time precisa da Zaga, laterais, atacantes, meia. O técnico (motivador e estrategista). Isso é um time.

João Paulo disse...

Cai um Marcos Assunção no colo dele...

Alessandro disse...

Dinheiro e torcida não são elementos básicos. Se fosse assim, clubes como o Real Madrid eram campeões todos os anos. No Brasil, não faltam dinheiro e torcida ao Corinthians, mas...

gordinho disse...

Também já vi "equipes" e "times" boas no papel e não ganham nada,como o Corinthians na Libertadores.

Alessandro disse...

Mas eu gosto de ver o Corinthians na Libertadores, afinal de contas, futebol é diversão, né...