sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

DIFERENÇA DE ESTRUTURA ENTRE RIO E SP

O atacante Elton, ex-Vasco, foi apresentado oficialmente como novo jogador do Corinthians. E logo de cara disparou contra a estrutura do futebol carioca, rasgando elogios ao CT corintiano. Segundo o ex-vascaíno, "os times do Rio de Janeiro têm que melhorar muito". E ele tem razão. Há pelo menos duas décadas que o futebol paulista é a vitrine do país. Do estado de São Paulo saíram ou vieram grandes craques e muitos títulos expressivos. Entre 2000 e 2010, por exemplo, somente em Campeonatos Brasileiros, são 6 títulos para os paulistas, além de uma frequência de participação bem mais assídua na Copa Libertadores. Os Centros de Treinamento de São Paulo e Santos, por exemplo, são referências nacionais e possuem até hotéis próprios para concentração dos atletas. O do Corinthians também é de bom nível, acima da média. E no Rio de Janeiro sequer há Centro de Treinamento para algum dos quatro clubes grandes.
Por isso não me admiram as palavras do Elton. Quem não se lembra das reclamações do técnico Muricy Ramalho quando dirigia o Fluminense há pouco mais de um ano atrás? Certa vez disse que o vestiário de uma simples escola era melhor do que o do clube. Surgiram boatos de que se encontravam até ratos nas instalações do local onde o Fluminense treinava. Já o Flamengo vive situação ainda pior: além de não possuir um Centro de Treinamento, o clube está com os salários atrasados junto ao elenco. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, estrela do time, não recebe há cinco meses.
E por isso que me surpreendeu os títulos brasileiros conquistados por Flamengo e Fluminense, em 2009 e 2010 respectivamente. Mero vacilo dos paulistas. O futebol do Rio de Janeiro é mais movido pela paixão do que pelo profissionalismo. Para um jogador que saiu do Vasco e chegou ao Corinthians declarar em sua primeira entrevista que "a diferença de estrutura é muito grande", é porque essa diferença é realmente gritante.

4 comentários:

João Paulo disse...

Futebol no Rio movido a paixão? O Ronaldinho está super apaixonado então...rs. Haja punheta...rs

João Paulo disse...

Vão perder o T. Neves e o Dentuço. Que fase!

Alessandro disse...

Paixão do torcedor. É a paixão do torcedor que impulsiona o futebol carioca, que lhe dá ainda o direito de obter patrocínios e também audiência na televisão.

Alessandro disse...

E o Flamengo já perdeu o Thiago Neves para o Fluminense. A única vantagem é que pelo menos ele deve receber em dia.