segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A "MALDIÇÃO DO CENTENÁRIO" x CENTENÁRIO GLORIOSO

O ano de 2012 marca a comemoração do Centenário do Santos Futebol Clube. O time da Vila Belmiro foi fundado em 14 de abril de 1912, no mesmo dia do naufrágio do Titanic, na época o maior transatlântico do planeta.
Sob o slogan "100 Anos - Meninos Para Sempre", o Santos busca seguir com sua tradicional filosofia de revelar talentos e festejar seus 100 anos com festa. E assim continuar conquistando títulos, passando um 2012 bem longe da "Maldição do Centenário", que assombrou clubes como Flamengo, Corinthians, Internacional, Grêmio e Atlético-MG. A tal maldição foi mais cruel ainda com o Coritiba, que ao completar 100 anos em 2009, foi rebaixado para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro. Outro clube que não teve nenhum motivo para comemorar no ano de seu centenário foi o Flamengo. O time carioca completou 100 anos em 1995, mas perdeu o título estadual para o Fluminense, foi eliminado da Copa do Brasil e terminou o Brasileirão na 21ª posição. Já o Grêmio teve seu centenário em 2003 e também não ganhou absolutamente nada, pelo contrário, quase foi rebaixado para a 2ª divisão do Brasileirão, chegando na 20ª posição. E acabou de fato sendo rebaixado no ano seguinte, em 2004. O Corinthians ganhou até um apelido que traduz bem o que foi o ano de seu centenário, em 2010: "Centenada". O time sequer chegou às semifinais do Paulistão, foi eliminado da Libertadores nas oitavas-de-final pelo Flamengo e no Brasileirão só conseguiu vaga para disputar a Pré-Libertadores do ano seguinte. Que não passou, caindo diante do fraco Tolima-COL, encerrando com chave de ouro a "maldição" de seus 100 anos.
Agora chegou a vez do Santos entrar para o Clube dos Centenários. Chegou a hora de acabar com essa história de "maldição" e mostrar que um clube deve comemorar seus 100 anos de existência com orgulho, alegria, grandeza e, principalmente, com festa de título para sua torcida. Para isso é só seguir a escrita dos últimos anos.

2 comentários:

Joao Paulo disse...

já que o Xandão Mogi aparece....rs

Alessandro disse...

Ele é o "Fiel" Escudeiro... gosta de defender o que não dá para esconder... hehehehe.