terça-feira, 3 de janeiro de 2012

GANSO FORA D'ÁGUA

Sensata e coerente a atitude do presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro. Firme, o dirigente tem deixado de lado sua postura serena para atacar com energia o meia Paulo Henrique Ganso e seus empresários do grupo DIS, que agora detém 55% de seus direitos econômicos, contra 45% do Santos.
Ganso de "autovalorizou" exageradamente na temporada passada. Venho dizendo isso há bastante tempo. E o que é pior: sem jogar, em todos os sentidos. Seja não estando disponível para as partidas devido às seguidas contusões ou mesmo dentro de campo, longe de apresentar aquele futebol vistoso do ano de 2010. A trajetória de Ganso dentro de campo em 2011: participou de poucas partidas no Paulistão e voltou a se machucar no 1º jogo das finais contra o Corinthians; Fez duas partidas na Copa Libertadores e, após se recuperar de lesão, disputou somente a final contra o Peñarol-URU; novamente se machucou durante amistoso da seleção brasileira e só retornou aos gramados no fim do Brasileirão.
Fora isso, o jogador e o grupo DIS alimentaram polêmicas com o Santos durante todo o ano passado e até uma possível transferência para o rival  Corinthians chegou a ser cogitada pela imprensa. Ganso "exigia" uma valorização que não era justificada por ele próprio dentro de campo.
Em dezembro, às vésperas da estréia do Santos no Mundial de Clubes, Ganso afirmou que havia vendido os 10% que lhes pertenciam de seu passe à DIS, o que não se confirmou no retorno ao Brasil. E com mais uma atuação pífia na decisão do Mundial contra o Barcelona, o presidente Luis Álvaro resolveu romper o tom calmo e disparou duras críticas ao jogador, até declarando que ele e o grupo DIS poderiam "morrer abraçados". Agora, o Santos recusou oficialmente a compra dos 10% do passe do jogador e já admite publicamente uma possível venda. o presidente santista disse que "o Santos não vai renovar o contrato com o meia e aguarda propostas de negociação". Em 2011, o Santos propôs uma renovação de contrato ao Ganso nos mesmos moldes da que foi oferecida (e aceita) a Neymar. Mas Ganso e seus empresários rejeitaram. Por causa disso, o jogador deixou de receber cerca de R$ 3 milhões na temporada. Neymar é exatamente o oposto de Ganso. Bem orientado e bem assessorado, Neymar recebe aproximadamente R$ 3 milhões mensais em salários (incluindo publicidade pessoal) e também traz retorno financeiro e de mídia para o Santos. Disputou praticamente todas as partidas em 2011, com exceção das que esteve suspenso. Por não se lesionar, nunca frequentou o departamento médico do clube e, ao contrário de Ganso, é carismático. Em resumo, Neymar dá retorno e prestígio ao Santos, enquanto Ganso insiste em dizer que está sem o devido valor. A relação custo-benefício de Neymar é infinitamente melhor do que a de Ganso, nem se compara. Mas para ser valorizado como deseja, o meia precisa de um ingrediente básico: jogar mais futebol. E eu tenho dito isso há meses... O Ganso está quase fora da Vila Belmiro.

Nenhum comentário: