quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SÃO MARCOS ANUNCIA APOSENTADORIA

Mais ídolo do que goleiro. Assim pode ser definida a carreira de um dos maiores goleiros do Brasil e ídolo não só dos palmeirenses, mas sim de toda uma geração. Eu tive a felicidade de acompanhar na íntegra toda a sua trajetória dentro dos gramados: desde que assumiu o posto deixado por Velloso, no fim dos anos 90, passando pelo auge com o Pentacampeonato Mundial pela seleção brasileira na Copa da Ásia de 2002, até o anúncio da aposentadoria hoje, 04 de janeiro de 2012. Marcos é uma das figuras mais carismáticas que eu já vi. Sempre risonho e bem-humorado, era querido por todos. Era sincero. Esbravejava quando as coisas não estavam bem, mostrando respeito ao torcedor. E era respeitado. Suas declarações tinham peso no clube e na mídia, e sempre foi poupado pelos palmeirenses na hora dos protestos, que foram muitos nos últimos anos. Marcos era boleirão, falava a língua dos jogadores e dos torcedores. E assim como Sócrates, é um dos meus ídolos no futebol. Me recordo perfeitamente de sua alegria ao defender o pênalti batido pelo corintiano Marcelinho Carioca, nas semifinais da Libertadores de 2000. O "peixinho" no gramado em frente à torcida palmeirense no estádio do Morumbi, uma das cenas mais marcantes de sua carreira, e quando ele ainda tinha cabelo! Todo mundo sabe onde o calo aperta mais e o "Santo" percebeu a hora de parar. É como diz com sabedoria o Rei do Futebol: "O jogador deve abandonar o futebol antes que o futebol o abandone". E do alto de seus 1m93 e aos 38 anos, Marcos viu que este é o momento de pendurar suas chuteiras...ou melhor, suas luvas. Triste para mim que vejo outro de meus ídolos parar de jogar, mas certamente pior para os palmeirenses que, já tão carentes de alegrias e títulos, agora perdem um ídolo dentro de campo.
O Santo deixou as traves. Foram 29 partidas pela seleção brasileira e mais 530 partidas pelo Palmeiras e, por tudo o que ele fez pelo clube, precisa continuar no mundo do futebol e merece uma estátua no Palestra Itália.
Valeu, São Marcos ou simplesmente Marcão. Um dos maiores craques que eu vi jogar. Mesmo debaixo do travessão.

2 comentários:

João Paulo disse...

São Marcos. Salve São Marcos!

Alessandro disse...

Mais um grande jogador que deixa o futebol. Vai deixar saudade.