segunda-feira, 16 de abril de 2012

A BARCELUSA ACABOU. E A PORTUGUESA VOLTOU.

Sensação em 2011, A Portuguesa de Desportos voltou à realidade. À sua realidade. Do time que encantou na série B do Campeonato Brasileiro, não sobrou mais nada. A Portuguesa está irreconhecível nesta temporada e como prova concreta disso vai voltar a disputar a 2ª divisão do futebol paulista em 2013, como já havia acontecido há seis anos atrás.
Agora uma pergunta: Por quê a Portuguesa ainda existe? Qual o sentido? Não tem dinheiro, não tem prestígio, não tem torcida, não tem títulos, não tem nada... Seu último e único título conquistado foi um Campeonato Paulista, há 39 anos atrás, e ainda dividido com o Santos, após um erro absurdo do árbitro Armando Marques na contagem da disputa dos pênaltis. No mais, só me lembro da Portuguesa ter sido vice-campeã paulista em 1985 e depois vice-campeã brasileira em 1996. Mais nada.
O brilho da campanha do título da série B do ano passado deu a falsa esperança de que o time do técnico Jorginho faria bonito também na temporada de 2012. Mas tudo não passou de um lampejo divino de inspiração por um curto espaço de tempo.
É visível o desânimo no semblante do técnico Jorginho nas entrevistas. Ele se esforça para tentar passar a mensagem de que no futebol as coisas são assim mesmo, mas ele próprio sabe que, na realidade, é a Portuguesa que é assim mesmo.
Já que a Barcelusa acabou, vale a pena a existência da Portuguesa?...

Nenhum comentário: