segunda-feira, 23 de maio de 2011

3ª CAMISA CORINTIANA

Foi divulgada na internet a foto da nova 3ª camisa corintiana que deve ser usada pelo time no jogo contra o Coritiba, pelo Brasileirão.
O novo uniforme é grená e possui uma imagem de São Jorge, padroeiro do Corinthians, estampada na frente. A cor grená refere-se à uma homenagem do clube paulista ao Torino-ITA, uma vez que o Corinthians já usou uniforme dessa cor em 1949 num jogo contra a Portuguesa, após um acidente aéreo que causou a morte de toda a delegação do clube italiano.
Não entendi bem essa homenagem ao clube italiano, pois lá se foram 62 anos desde a fatídica tragédia.
E convenhamos: grená corintiano? Parte da torcida já havia ficado revoltada com o roxo. E agora grená?
Sou contra essas camisas comemorativas dos clubes. Acho errado o Corinthians usar roxo ou grená, assim como acho muito feio o uniforme "amarelo marca-texto" ou azul do Palmeiras.
As cores do Corinthians são preto e branco.

fonte: site globoesporte.com  http://migre.me/4CnRS

31 comentários:

João Paulo disse...

O 2º uniforme do palmeiras é verde limão. Uma cor moderna, comum em outros países.
O Palmeiras já usou uniforme azul no passado, referenciando a squadra azzurra, já que sua origem é italiana. Tanto que em todas as modalidades esportivas italianas, a cor adotada pelas equipes é o azul.

AL MANAK disse...

Santos, São Paulo, Cruzeiro, Internacional, entre outros clubes, respeitam suas tradições. O Palmeiras é um clube brasileiro e não italiano. Suas cores são o verde e o branco. "Verde-limão" e azul não tem nada a ver com o Palmeiras. E o "verde-limão" que você citou, mais parecido com "marca-texto", é bastante comum entre os árbitros.

AL MANAK disse...

Leia meu artigo postado há um mês atrás, de 26 de abril, sobre o novo uniforme do Palmeiras que havia vazado na internet. Aquele sim é o uniforme de verdade do Palmeiras. Sem cores bizarras e sem frescuras, como manda a tradição.

AL MANAK disse...

Daqui a pouco o São Paulo gosta da idéia e lança seu uniforme estilo "oncinha pintada"...hehehe.

João Paulo disse...

"O Palmeiras é um clube brasileiro e não italiano."
Sim, mas é de origem italiana. Foi fundado por imigrantes italianos! Seu nome foi Palestra Italia! Suas cores eram da Italia (verde, branco e vermelho)! Ou seja, é a tradição do clube! Sua história, sua origem! Ele só eliminou o vermelho de suas cores, assim como mudou seu nome, porque foi obrigado! Não foi porque era mais barato ser verde e branco...rs

João Paulo disse...

Duvido que se o Santos lançar uma camisa comemorativa com as cores branco, azul e/ou dourado os santistas não iriam gostar...

João Paulo disse...

Agora, voltando ao assunto principal (camisa grená), neste caso concordo que a nike foi infeliz. As galinhas só usaram essa camisa uma vez na vida em homenagem a um outro clube, estrangeiro aliás, que não possui nenhum vinculo com o curintinha. A estampa até faz sentido (São Jorge), tanto que poderia ser usada em uma camisa de outra cor, uma branca mesmo...
Porém, as "terceiras camisas" geralmente são de cores totalmente diferentes. A Adidas ainda leva em consideração a história do Palmeiras.

João Paulo disse...

Pra finalizar: Em 2011 o Palmeiras se tornou a segunda camisa mais vendida do Brasil (1º está o Flamengo) e o quinto time do mundo que mais vende camisas da Adidas. Esse papo de "tem que ser verde e branco" é papo de corintiano que não conhece a história do Palmeiras.

AL MANAK disse...

Eu acompanho futebol desde o começo dos anos 80 e vi o Palmeiras de Baroninho, Jorge Mendonça, Luis Pereira, Enéas, Vagner Bacharel, Jorginho, Martorelli, Mirandinha, Eder Aleixo, entre outros. Mais tarde, nos anos 90, vi o Palmeiras sair da fila de 17 anos com apoio da Parmalat, formando outro time de grandes nomes como Evair, Cafu, Mazinho, Roberto Carlos, Edmundo, entre outros. Gostava de ver o Palmeiras jogar, tanto que estive no Morumbi no jogo Palmeiras 3 x 1 Corinthians, vencido na prorrogação, semifinal do Paulistão de 1986, com 110 mil pessoas no estádio. Eu estava, claro, na torcida palmeirense com um amigo que é palmeirense.

AL MANAK disse...

E sabe o que o Palmeiras tinha em comum nos anos 80 e anos 90? O uniforme verde e branco. Quando o Palmeiras resolveu entrar na moda das camisas comemorativas, que começou no ano 2000 com aquele verde clarinho desbotado, só deixou a desejar naquilo que mais deveria interessar a seus torcedores de verdade: a conquista de títulos. Logo de cara, o Palmeiras perdeu a Copa Mercosul para o Vasco por 4 x 3, de virada, dentro de casa, após terminar o 1º tempo ganhando por 3 x 0. Com a tal camisa que vendia bastante nas lojas.

AL MANAK disse...

Com as camisas "comemorativas", nos últimos 11 anos, o Palmeiras ganhou um Paulista. Que mais? O título da 2ª divisão de 2003, que eu duvido que algum palmeirense de verdade gostaria de ter. Ahh, também ganhou com orgulho, ao que parece, o honroso "título" de 5ª camisa mais vendida da Adidas... Que bom, né...

AL MANAK disse...

A Umbro já lançou camisas comemorativas do Santos: listrada em azul e dourado, em 2006, e azul com detalhes dourados, em 2008. Venderam pouco, as mais vendidas continuaram sendo a listrada em preto e branco e a lendária camisa branca, marca registrada do Santos no futebol mundial. Isso sim é respeitar a tradição, algo que parte de seus próprios torcedores. O uniforme "alternativo" com as cores azul e dourado, foi banido do Estatuto do clube em 2009.

AL MANAK disse...

Ter o maior jogador de futebol de todos os tempos usando a histórica camisa branca. Ter sido e continuar sendo até hoje um celeiro de craques. E, principalmente, continuar ganhando títulos (foram 7 troféus nos últimos 9 anos) é o que realmente importa para os santistas. Isso sim é manter acesa a chama de sua gloriosa história.

AL MANAK disse...

E por tudo isso eu continuo afirmando: o Palmeiras possui sim uma tradicional e rica história no futebol, mas o Palmeiras é verde e branco. Não é azul ou marca-texto. É verde. E verde escuro, como nos bons e velhos tempos.

AL MANAK disse...

A 3ª camisa comemorativa grená do Corinthians é outro grande erro do clube ao aceitar os interesses de seu fornecedor de material esportivo. Como foi com a camisa roxa. Concordo sim com a imagem de São Jorge, mas não da cor. O Corinthians é preto e branco.

João Paulo disse...

Realmente, o palmeiras na ultima década está igual ao santos da década anterior (de 90) que não ganhava nada. Fazer o que, futebol é assim.
Estes últimos 7 títulos do santos eu me lembro. Nos outros eu nem era nascido...rs
Mas o assunto do post é uniforme. Neste quesito não tem pra ninguém, o mais bonito é do Campeão do Século XX. E a historia do clube, sem dúvida alguma, é a mais linda de todas.
O negocio é torcer pra Umbro lançar a 3ª camisa tbm...

Anônimo disse...

Quanto ao jejum de 17 anos, o santos ja ficou 20. Mas isso é só uma curiosidade...rs

João Paulo disse...

Ops, foi como "anônimo"....

AL MANAK disse...

1) A Umbro já lançou 2 "terceiras camisas" que não vingaram. A lendária camisa branca continuou sendo a mais vendida.
2) O Santos já ficou sim 20 anos, de 1935 a 1955, e poucas pessoas vivas hoje viram isso. E isso nem importa, já que o Corinthians ficou 23 anos, é o recordista no assunto.
3) A história do Palmeiras é tão linda que outro clube brasileiro, o Cruzeiro, também tinha o mesmo nome de Palestra Itália. Esse Palestra era bom mesmo, hein... Reprodução assexuada: se dividiu em dois...
4) Em qual parte da história do Palmeiras se encaixa o amarelo "marca-texto" ? ou verde-limão, embora eu jamais vi um limão dessa cor.

Alessandro disse...

Ahh, meu filho fez 11 anos em março passado e só conhece a história do Palmeiras nos últimos 10 anos. Antes disso ele também não era nascido...hehehe...é, futebol é assim mesmo.

Alessandro disse...

Não consta na história do Santos que o clube teve que "se vender" para uma grande empresa multinacional para sair do jejum de títulos. O Palmeiras só conseguiu formar um time vencedor em 1993, depois de uma fila de 17 anos, quando a Parmalat assumiu o clube, contratando jogadores expressivos. No Santos, geralmente nossos craques são feitos em casa.

Alessandro disse...

Aliás, por esse motivo eu acredito que se existe algum tipo de alimento que pode se associar à linda história do Palmeiras não é o limão, com o "verde-limão" da 3ª camisa que você diz. Mas com certeza é o leite. Acabou o dinheiro do leite, acabaram os títulos. O clube até teve que conhecer a 2ª divisão logo depois que os leiteiros foram embora.

Palmeirense disse...

O santos se destaccou na decada de 60 (ou 70?) com o Pelé e cia e depois sumiu do mapa. Agora voltou com neymar e ganso. Se esses dois saírem, já era, só veremos o santos com seu "celeiro de craques" daki uns 30 anos...rs
Que fase!

Alessandro disse...

Pelé e cia. foi na década de 60...o maior time de futebol de todos os tempos.
Depois veio a 1ª geração de meninos da Vila em 1978, com Juari, João Paulo, Pita e Ailton Lira.
Os craques voltaram com a 2ª geração de Meninos da Vila em 2002 com Robinho, Diego e Elano.
E agora novamente com Neymar, Ganso, Wesley e André.
Agora quem o Palmeiras revelou? Nos últimos 50 anos?
E o que o Palmeiras conquistou de 1976 a 1993?
Veio a Parmalat e...sumiu do mapa! Teve que correr atrás na série B para voltar a jogar com o Santos...
Concordo: que fase!...

Alessandro disse...

A internet está aí...pode pesquisar antes de falar..hehehe...falta bastante cultura do futebol para a galera de hoje em dia.

Alessandro disse...

Ahh, me esqueci..em 2003, durante sua passagem pela 2ª divisão, o Palmeiras revelou o "craque" Vágner Love... Meu Deus!...

Alessandro disse...

E para finalizar meus comentários:

1) Realmente, que fase! hehehe... a atual fase do Santos, na última década, nem se compara a do Palmeiras. Ou alguém ainda acha que dá para comparar? hehehe...
2) A inveja faz o ibope...
3) Na década de 90 o Santos foi campeão do Torneio Rio-SP de 1997, com o Luxemburgo como técnico. E campeão da Copa Conmebol de 1998, que no ano seguinte passou a chamar-se Copa Mercosul e hoje é a Copa Sulamericana. Mas isso também é só uma curiosidade, já que também concordo que são títulos inexpressivos.
4) Em nenhum momento eu desrespeitei a história do Palmeiras, como a de qualquer outro clube. Aliás, não tenho nada contra o Palmeiras, tenho amigos palmeirenses de longa data, desde a infância. Eu apenas não concordo com as cores das camisas alternativas do Palmeiras e para mim o Palmeiras é verde e branco. Ou não é?

João Paulo disse...

O Curintia fez uma homenagem à origem do Palmeiras.
Olha esse trecho do texto que conta a história do Palmeiras:

"...Ragognetti, Cervo e Marzo começaram, então, a elaborar um plano para a criação de um clube de futebol. O problema é que a vida dos italianos e de seus primeiros descendentes não era lá muito fácil, e o dinheiro, quase sempre contado, mal dava para as despesas diárias, quanto mais para perdulários arroubos, tipo a fundação de um time de futebol.

A sorte dos três rapazes foi a inesperada visita de dois clubes italianos ao Brasil e, claro, a São Paulo. O Torino, já naquela época bastante popular, e o Pro Vercelli, encantaram os brasileiros e os paulistas com suas exibições. Perplexos diante de tanto talento, os olhos dos nossos meninos marejaram de emoção ao ver as duas equipes mostrando toda a sua qualidade. E, dentro do peito de cada um deles, cresceu ainda mais a certeza de que os filhos da Itália e os filhos dos filhos da Itália mereciam ter um clube só seus..."

Fonte: http://www.pontoverde.com.br/index?page=content/content_index&con=1255

João Paulo disse...

Aproveita o site e dá uma olhada nas novas camisas do verdão!

Alessandro disse...

Já tinha falado sobre os novos uniformes do Palmeiras num post com foto em 26 de abril. Dá uma olhada no Arquivo do Blog na coluna lateral direita.

João Paulo disse...

Aquelas eram fotos que tinham "vazado" na net. A Adidas lançou 600 camisas com a tecnologia TechFit (aquele modelo que se ajusta no corpo). Se eu não fosse barrigudo até compraria uma dessas...rs