sexta-feira, 6 de maio de 2011

PALMEIRAS DÁ VEXAME A CADA 6 MESES

Eu já tinha falado antes. Coritiba x Palmeiras na Copa do Brasil era desleal. "Ah, mas o Coritiba só está pegando baba", muita gente disse. Mas nenhum time permanece invicto com 24 vitórias seguidas sem méritos. Não importa se disputou um tímido Campeonato Paranaense. Vencer é vencer. E agora o Coritiba mostrou que não é somente uma sensação regional, mas sim nacional, pois seu futebol apareceu para o país inteiro na noite de 5 de maio. Sem nenhuma piedade, o time do bom técnico Marcelo Oliveira humilhou o acanhado e envergonhado Palmeiras por nada menos do que 6 x 0. Será que o Felipão vai reclamar da arbitragem de novo? Será que alguém vai dizer de novo que foi por causa do famoso "sistema"? A grande verdade é que o Palmeiras insiste em dar um vexame a cada 6 meses. Foi assim na eliminação da Copa do Brasil de 2010 para o Atlético-GO. Foi assim na eliminação da Copa Sulamericana de 2010 para o rebaixado Goiás, dentro do Pacaembu lotado, após vencer por 1 x 0 em Goiânia. E foi assim, de novo, agora na Copa do Brasil de 2011 para o Coritiba, numa humilhante goleada sofrida por 6 x 0. Isso 4 dias depois de ser eliminado pelo Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista.
Vergonha, vexame, humilhação, mico diante do Coritiba no estádio Couto Pereira, porque o Palmeiras mal tocou na bola e os paranaenses ainda perderam outras chances, que poderia ampliar mais ainda o mico para 8 x 0 ou 10 x 0.
O Palmeiras é um time limitado. Faz um bom tempo. Não consegue ser competitivo para disputar títulos. Está sendo eliminado dos torneios que participa para times de nível inferior no cenário nacional, como Atlético-GO, Goiás e agora o Coritiba, que acabou de voltar da 2ª divisão. Não pode. Não conheço nenhum palmeirense que saiba escalar seu time completo.
Ontem, Felipão tirou Deola do gol e pôs Marcos. Por quê? Deola falhou no gol de empate do Corinthians na semifinal do Paulistão. Mas estava até que bem. Marcos entrou num jogo decisivo completamente sem ritmo de jogo, e isso é essencial para um goleiro, mesmo que seja experiente. Levou 6 gols. E disse depois da partida que estava "bastante envergonhado".
Nos últimos 2 anos, o Palmeiras já trocou de treinador cinco vezes. Mas parece que o problema não está nas comissões técnicas. Saiu o Belluzzo e entrou o Tirone na presidência. Que agora tem uma missão mais do que alarmante: é preciso salvar o Palmeiras de se tornar definitivamente o Guarani da capital.

Nenhum comentário: