sexta-feira, 20 de maio de 2011

POR QUÊ FRED, MANO?..

Nunca concordei plenamente com convocação de seleção brasileira. Aliás, concordo pouco com tudo que se refere à Confederação Brasileira de Futebol. Faz muito tempo que vejo a seleção como um "balcão de negócios" e não como o que deveria ser o melhor do futebol internacional, afinal, somos os únicos pentacampeões mundiais.
Assim: o jogador é bom, de nível de seleção? Nem tanto... Mas o empresário é bom? É... Tem proposta convidativa de clube expressivo? Tem... Aí vai para a seleção e se valoriza.Pronto. Negócio fechado.
De qualquer forma, acredito que devemos dar uma pequena chance ao trabalho do técnico Mano Menezes, pelo que ele já fez no futebol como treinador de Grêmio e Corinthians. E, principalmente, pelo nível ruim de seus antecessores. Dunga, Zagallo, Parreira...Meu Deus. Nos últimos 20 anos, o melhor treinador que passou pela seleção brasileira durante uma Copa do Mundo foi Luiz Felipe Scolari. Só.
Mas confesso que fiquei preocupado com o retorno talvez precoce do temido "balcão de negócios".
Pois como explicar a convocação de Fred para a seleção?
Thiago Neves eu até concordo, pois o cara está jogando bem pelo Flamengo nesta temporada. É o melhor jogador do time e faz gols bonitos e importantes.
Agora Fred? Por quê?
Fred não está jogando bem faz tempo, é um "líder" duvidoso dentro de campo, pelo que parece foi o estopim da saída de Emerson do Fluminense, enfim, não há motivos para sua convocação, uma vez que eu entendo que seleção brasileira "é momento".
Outra coisa: a CBF tem que ser coerente e pelo menos permitir ao Santos atrasar a apresentação de Neymar e Elano para os 2 amistosos contra Holanda e Romênia, pois o clube estará às vésperas de um 2º jogo de semifinais da Libertadores. E o Santos é o único representante brasileiro no torneio sulamericano, o que já seria um motivo mais do que suficiente.
Já chega o que a mesma CBF fez em 2005, quando convocou Ricardinho, Léo e Robinho para um amistoso e os tirou de um jogo do Santos contra o Atlético-PR pelas quartas-de-final da Libertadores daquele ano. O jogo decisivo foi na Vila Belmiro e o time santista, prejudicado pela CBF com os desfalques, acabou perdendo por 2 x 0 e foi eliminado.

Nenhum comentário: