sábado, 30 de julho de 2011

DA SÉRIE CRAQUES QUE EU VI JOGAR - III

Quando me lembro dos camisas 10 que eu mais gostei de ver jogar, sempre me recordo dos anos 80. E não tem como não pensar em Jorginho, meia habilidoso do Palmeiras. Sabia bater na bola como poucos, especialmente nas bolas paradas. Foi dos pés de Jorginho que saiu o antológico gol do ex-árbitro José de Assis Aragão, num clássico contra o Santos, em 1983. Me lembro perfeitamente desse jogo, ouvindo no rádio. O jogo foi no Morumbi e o Santos vencia por 2 x 1 até os 47 minutos do 2º tempo, quando surgiu um escanteio para o Palmeiras. Após um bate-e-rebate, Jorginho chutou rasteiro da entrada da área, a bola ia pra fora, mas acabou resvalando na canela de Aragão que acompanhava o lance do lado da trave do goleiro santista Marolla. A bola entrou e o gol foi validado pelo juiz, após protestos fervorosos dos jogadores santistas. Na época, Jorginho brincou sobre o gol dizendo que "foi uma jogada ensaiada e o Aragão estava bem posicionado".
Jorginho tinha um passe preciso e uma apurada visão de jogo, além de uma facilidade nos dribles curtos. O meia começou a carreira no Marília, sendo campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior de 1979, o que despertou o interesse imediato do Palmeiras, que o contratou em seguida. Também jogou por Corinthians, Fluminense, Grêmio, Santos e XV de Piracicaba, antes de encerrar a carreira nos anos 90 atuando pelo Nagoya, do Japão.
Mas foi com certeza defendendo as cores do Palmeiras que Jorginho mostrou todo seu talento como meia habilidoso e criativo, num time que também contava com outros grandes jogadores como Vágner, Luis Pereira, Rocha, Enéas, etc. Pelo clube, ele marcou 95 gols em 373 jogos. O craque também fez 16 partidas pela seleção brasileira, com um gol marcado.
Em todos os clubes em que passou, o meia sempre mostrou seu ótimo futebol, de craque com a camisa 10, mas sempre lhe faltou uma coisa para coroar a carreira de jogador talentoso que foi: um título de campeão. Jorginho foi vice-campeão paulista por duas vezes, com o Palmeiras em 1986 e com o Corinthians em 1987.
Jorginho foi um dos maiores craques que eu vi jogar.

Nenhum comentário: