segunda-feira, 18 de julho de 2011

OUTRO ÍDOLO QUE VAI EMBORA

Depois de Renato Portallupi deixar o comando do Grêmio, agora é a vez de Falcão sair do Internacional após 99 dias no posto de comandante da equipe. Ambos ídolos, ambos demitidos pelo carrasco Campeonato Brasileiro, onde cada partida é uma pequena decisão. Mesmo tendo conquistado o título gaúcho de 2011 sobre o arquirival, Falcão sucumbiu à série de maus resultados no torneio nacional, e a gota d'água foi a derrota sofrida dentro de casa para o São Paulo por 3 x 0. Ao ser demitido, o ex-técnico escancarou o tipo de relacionamento que mantinha com a atual diretoria do clube: "Zero", segundo ele. Para Falcão, os dirigentes não cumpriram a promessa de contratar reforços para o elenco.
Bastante emocionado, Falcão chegou às lágrimas ao agradecer a todo o time e principalmente à torcida colorada. Também fez questão de dizer que está no Beira Rio desde os 16 anos de idade e que "trabalhar no clube de coração sempre foi um sonho".
Mas fica uma questão no ar: um bom comentarista pode ser um bom treinador?
Certa vez ouvi um renomado técnico dizer na televisão após uma derrota de seu time que "ficar comentando futebol comendo lanchinho no ar-condicionado é uma coisa, estar na beira do campo é outra." Parece que a frase vale no caso do Falcão. O treinador já foi técnico da seleção brasileira no começo dos anos 90, substituindo o fracassado Sebastião Lazaroni, após o fiasco na Copa do Mundo da Itália de 1990. Ficou um período, não foi bem e saiu. Foi ser comentarista de futebol na TV Globo, onde permaneceu até abril deste ano. Sempre achei seus comentários "burocráticos" demais, pareciam que as coisas dentro de campo poderiam ser resolvidas num passe de mágica, na visão do comentarista.
O Internacional resolveu contratá-lo após a demissão de Celso Roth em abril. A mesma coisa que o Grêmio fez quando contratou Renato Gaúcho, ou seja, apostar nos ídolos e ex-jogadores. Não funcionou para nenhum dos dois clubes.
Enfim, o futebol não é uma ciência exata como pensam alguns comentaristas. Mas Falcão deve ser requisitado por outro clube brevemente, pois a "dança dos treinadores" continua...

Nenhum comentário: