sábado, 2 de julho de 2011

DA SÉRIE: CRAQUES QUE EU VI JOGAR

Arthur Antunes Coimbra... Galinho de Quintino... Ou simplesmente Zico.
Maior ídolo da história do Flamengo e um dos maiores nomes do futebol brasileiro e mundial.
Seus passes, dribles, cobranças de falta e sua habilidade ficaram famosos e na lembrança de torcedores de todo o planeta que o viram jogar, como eu.
Do Brasil, passando pela Europa, até o Japão.
Disputou as Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986, mas ficou mesmo marcado no mundo da bola pelas atuações brilhantes na Copa do Mundo da Espanha de 1982, e também pelos títulos da Copa Libertadores da América e Mundial de Clubes, ambos conquistados em 1981 pelo Flamengo, único clube que defendeu no Brasil. E eu me lembro perfeitamente daquele timaço formado por ele, Zico, mais Adílio, Andrade, Leandro, Mozer, Junior e Nunes, com Raul no gol.
Raramente um jogador criou uma ligação tão forte com um time como Zico teve com o Flamengo e seus torcedores.
Rápido, habilidoso, de toques certeiros, dribles desconcertantes, lançamentos precisos e faro de gol, Zico tinha uma visão de jogo digna dos verdadeiros craques. O exímio camisa 10.
Está entre os 4 jogadores brasileiros no Hall da Fama eleitos pela FIFA, ao lado de gênios como Pelé, Garrincha e Didi. Também foi eleito pela revista britânica "World Soccer" como o 10º maior jogador de futebol de todos os tempos.
Zico começou sua carreira em 1967, no Flamengo, onde permaneceu e foi ídolo incontestável até 1983, quando foi contratado pela Udinese-ITA. Em 1985, retornou ao clube carioca onde se despediu definitivamente em 1989. Foi então ser ídolo também no Japão, defendendo o Kashima Antlers, onde encerrou a carreira de jogador em 1994.
Zico foi técnico da seleção do Japão nas Copas do Mundo da Ásia em 2002 e da Alemanha em 2006, sendo reverenciado até hoje no país asiático por ter ajudado a profissionalizar o futebol japonês.
O Galinho de Quintino fez 731 jogos vestindo a camisa do Flamengo, com 468 gols marcados. Fez 72 jogos pela seleção brasileira, com 52 gols. É o maior artilheiro da história do Maracanã, com 333 gols em 435 partidas que fez no maior estádio do mundo. No total, Zico fez 826 gols em 27 anos de carreira, atingindo a incrível marca de 0,7 gol/ jogo.
Por tudo isso e por muito mais do que os números mostram, Zico é para mim o maior jogador de futebol do Brasil depois de Pelé. E que eu, felizmente, pude apreciar e vi jogar.

Nenhum comentário: